segunda-feira, 21 de maio de 2012

Este lado para cima


Quando o bebê nasce, os pais entram para o clubinho do palpite, não importa se você tá em casa, na rua, no shopping ou no hospital, sempre terá alguém pra te falar que você não cuida direito do seu querido filhinho. Primeiro passo: respirar fundo, segundo passo: ignorar, terceiro passo: dar um sorrisinho; pois se você for discutir com o 'palpiteiro', não importa o que você fala, a experiência é a voz da razão e você está errado, ok?!

Existem hábitos que a alguns anos eram naturais e recomendados, mas que hoje em dia é reprovado pelos médicos. Colocar óleo, moeda, botão e até cinzas (JESUIIIS) no umbigo para o cordão umbilical cicatrizar e cair, empacotar o bebê porque ele não sente calor e... colocar o bebê para dormir de bruços(?). Os tempos foram mudando e hoje a recomendação é outra, mas vai eu colocar o Felipe de barriga pra cima pra ver, aparece todas as avós, bisavós, vizinhas e derivados do mundo para me falar que não sei cuidar da criança, falta me dizer que não sabe como o pequeno tá vivo sem os cuidados da pessoa. Até eu convencer a pessoa do que é mais seguro pro bebê, pro MEU bebê, o Felipe já cresceu e tá dormindo do jeito que quiser - brinks.

A questão é que as pessoas têm hábitos errados (pra mim), ás vezes até perigosos e quer nos convencer de fazer o mesmo. É claro que a maioria só quer ajudar, mas não se pode simplesmente ensinar alguém a ser pai ou mãe. Ser mãe é um sentimento que vem de dentro, ser mãe é um dom, se sente, se torna, não se faz curso pra isso.

Após o inicio de campanhas em outros países semelhantes a da Pastoral da Criança para incentivarem os pais a colocarem suas crianças para dormirem de barriga para cima diminuiu em 50% o índice de morte súbitas em bebês; campanhas essas que deveriam ser mais divulgadas...

Nós mamães de primeira viagem, precisamos sim de orientação, mas sem exageros. Um beijo para os conhecidos, vizinhos e senhora antipática simpática que quando me vê na rua tem que falar "Segura esse menino direito!", os palpiteiros de plantão. hehe


Nenhum comentário:

Postar um comentário