quinta-feira, 31 de maio de 2012

Compartilhando

Quando Felipe nasceu, eu demorei um mês para colocar fotos dele nas redes sociais, por mim, ainda não teria fotos dele, mas os amigos colocaram antes que eu pedisse que não publicassem, então não seria de bom tom pedir que tirassem, não ia dar pra ficar escondendo, até porque já estava sendo repassadas por e-mail mesmo. O motivo de não ter colocado é que me preocupou um pouco a precoce exposição dele. No momento em que publiquei, as pessoas próximas já começaram a compartilhar, criar álbuns em seus perfis e me deixou um pouco receosa. Quando se publica algo na internet não se pode limitar quem tem acesso e quem não tem, aliás, eu posso fazer isso quando publico no meu perfil do Facebook por exemplo, onde só está adicionado pessoas próximas que eu conheço, mas a partir do momento em que outras pessoas publicam já não tenho mais o controle. No perfil da minha amiga 'A' onde ela colocou fotos do Felipe tem pessoas que não conheço, que talvez nunca vá conhecer, mas elas conhecem meu filho e podem copiar a foto dele, colocar em um site qualquer e talvez eu nunca vá saber disso. Pode parecer uma preocupação boba, mas eu me preocupo e muito com isso.
Hoje em dia as pessoas não tem mais muito controle de onde vai parar fotos suas, ninguém pede permissão antes de publicar uma foto sua em seu perfil pessoal. Acho até um pouquinho de falta de respeito e que esses problemas são ainda mais incômodos quando se trata de uma criança.
Algumas publicações realmente deveriam ser revistas... E você, já parou pra pensar em onde pode estar a foto do seu priminho, sobrinho ou filhinho?

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, no Bom Dia Brasil, hoje (31/05/12) teve uma reportagem de uma adolescente de 15 anos que ameaçou um empresário durante 10 dias com chantagem envolvendo sua filhinha menor, pedindo o valor de R$ 100.000,00, e todas as informações ela pegou na rede social, e até o apelido da pequena ela tinha, escola etc e tal... muito perigoso expor na rede social os seus hábitos,endereço,fotos...precisamos limitar estas innformações.

    ResponderExcluir